quarta-feira, 14 de maio de 2008

Compilando no Braço

Compilando Já não é uma frase correta, pois java é uma linguagem interpretada e não compilada.

Você já parou para pensar em quantas linguagens de programação são interpretadas? Senão pense rápido.

Para fazer esta dica de Lord ou código fonte (como queiram chamar) você precisa de um JDK ou SDK instalado. (tem diferença de um pro outro, pesquisa no google que acha)

O JDK inclui tudo o que você precisa para começar a rodar seus códigos java. (a diferença de JDK pra JRE e JVM você também acha no google)

Você sabia que o Java 1.5 foi chamado de Tiger?

Uma vez um professor meu de Estrutura de Dados disse que programador bom tem que aprender a criar código em bloco de notas, e programadores antigos também gostam disso. Daí eu quis aprender como o java funciona desta maneira. Daí saiu este toque para vocês.


Uma coisa que você leva pro resto da vida, é que o Java trabalha com Class-path. Este é um caminho que o Java faz toda a vez que você pede um recurso, ou seja, importa uma classe, um pacote, foto, qualquer coisa. Muita gente nem sabe o que é. Os que sabem não tem noção que existem dois classpath. Um é do Java e outor do seu projeto (se você vai criar um programa profissional pra vender...).
Pra gente compilar no braço temos que criar uma variável de sistema no ambiente do windows que indique o classpath do Java. Bora lá:

Passo 1: Dê um clique com botão direito em cima do ícone meu computador, na área de trabalho, no menu que aparece clique na opção "propriedades".

Passo 2: Após termos clicado na opção "propriedade", a janela propriedades do sistema será mostrada, clique na guia "Avançado".

Passo 3: Após termos clicado na guia "Avançado" a janela propriedades do sistema ficara igual a apresentada a seguir, clique no botão "Variáveis de ambiente...".

Passo 4: Após termos clicado no botão "Variáveis de ambiente..." da janela propriedades do sistema a janela variáveis de ambiente, será mostrada. Nesta tela temos dois lugares para configurar as variáveis de ambiente, podemos ainda editar ou excluir uma variável de sistema já existente. Clique no botão superior "Nova...", para configurarmos as variáveis de ambiente para o usuário corrente, ou seja, o usuário que está logado no momento.


Observação: Neste tutorial iremos configurar as variáveis de ambiente para o usuário corrente, mas o processo para configura as variáveis do sistema e o mesmo.
Passo 5: Após temos clicado no botão "Nova...", na janela variáveis de ambiente a janela "Editar variável do usuário" será exibida. A partir deste ponto devemos definir as seguintes variáveis de ambiente: JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH. As próximas figuras demonstram como configurar as variáveis de ambiente. Após termos digitado os valores conforme as figuras, clique no botão "Ok", repita o processo para as três variáveis de ambiente.

JAVA_HOME: Esta variável de ambiente apontará para o diretório onde o J2SDK foi instalado, no caso "C:\jdk1.5.0". Em um outro artigo iremos nos aprofundar nesta variável, no momento apenas configure igual à figura abaixo...

Se você está gostando e quer continuar lendo este artigo na íntegra, clique aqui.






O EXECUTIVO CRIANÇA

Mais uma comédia da vida privada.
Nós sabemos que nos dias atuais o ser humano leva muito mais tempo para atingir a idade adulta, amadurecer. Ou seja, há 70 anos atrás o homem aos 14 anos sabia “tudo o que tinha para saber” e viver. Escola? Um sonho. Enriquecer? Era possível sem a educação (escolaridade). Hoje já não é bem assim. Embora jovens devam fazer escolhas muito importantes aos 17 anos (vestibular), eles precisam de muito mais tempo para assimilar todas as informações do cotidiano e estar realmente preparado para a vida adulta. Sem contar que eles são forçados a evoluir cada vez mais rápido...
Conclusão: A pessoa quando chega a idade adulta passa a ter surtos de infância.
O maior mico é quando isso acontece em público.
Quem não fica maravilhado com uma nova tecnologia em suas mãos. Algo que antes era inimaginável e agora existe. Agimos como crianças neste momento. Mas a comédia está em ver um adulto agir como um moleque de menos de 10 anos diante de algo tão banal nos dias de hoje: uma câmera digital.
Pois é, a gente encontra na nossa vida um senhor do alto escalão penteando o cabelo e tals, todo empolgado. Retira de sua bolsinha de veludo novinha uma câmera digital. Começa a olhar, girar, analisar e por fim a posiciona para tirar uma foto. E começa a clicar como criança: tira foto do ventilador, do computador, da escada. Vira a câmera para si mesmo, faz uma pose de autoridade (estava mais para uma pose engraçada), e bate a foto.
Qual a surpresa do homem ao me ver, bem quieto o observando tentando entender a cena. O homem se recompõe num tom autoritário, totalmente vermelho e sem graça (caiu a noção que ele tava pagando mico) e diz: Não...é que eu comprei a câmera hoje e estava testando para ver se funcionava...
Depois dessa só me restou dizer: Não, de boa. Fica a vontade testando aí!Bom gente é isso aí. Talvez vocês não se divirtam lendo, como eu que vi a cena, mas tentem imaginar que é bem engraçado ;)