sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mudanças na sociedade ocidental

Navegar em Geopolítica é estar em contato com o mundo!




Com o agravamento da crise financeira internacional os europeus têm sofrido constantemente com o desemprego, desaceleração da economia, aumentos dos preços de produtos essenciais como também de bens duráveis, como se não bastasse tudo isso o continente ainda sofre com as freqüentes migrações vindas principalmente da Ásia, África e agora também do Oriente Médio.

Com as freqüentes guerras ocorridas principalmente no Afeganistão e Iraque, e a crise política no Irã a população desses países estão atravessando o continente e indo para a Europa em busca de melhores condições de vida. O que no final traz conseqüências ruins para os governos que, além de se preocuparem com aspectos econômicos e sociais do país, têm que voltar as atenções para evitar ao máximo as imigrações ilegais que no final são um prejuízo muito grande ao Estado.
O que tem que ser considerado é que, a sociedade européia está mudando, com a possibilidade da Turquia entrar na União Européia, se isso realmente se concretizar, será o que se pode definir como a “porta de entrada” do islamismo no continente europeu. Em se tratando de algo a médio – longo prazo é esperar pra ver, as transformações na sociedade européia são crescentes e tendem a ser algo que seja tão notório, que até o nosso conceito poderá mudar também.
O islã que já tem o maior número de fiéis do mundo, poderá a longo prazo ampliar este quadro.