segunda-feira, 29 de outubro de 2007

APELIDO E PERSONALIDADE

É praticamente certo que você tem um amigo próximo e nem ao menos sabe seu nome, pois essa "figura" é conhecida por todos apenas pelo seu apelido. Ou então essa pessoa é você, que acha estranhíssimo quando alguém te chama por aquele nome que está registrado no cartório. Mas o fato é que o apelido pode soar de uma maneira negativa na vida de uma pessoa, se ela não souber agir com essa situação.

"Quando uma criança recebe um apelido, ele pode provocar um significado positivo ou negativo. Baixinho, sardento e tantos outros podem trazer a timidez, baixa de auto-estima e até distorção da auto-imagem", explica a psicóloga Sueli Castilho.

"O apelido surge justamente quando o adolescente está em busca de sua personalidade, quando a opinião alheia é muito importante. Por isso, ele pode interferir tanto na auto-estima do jovem", esclarece a também psicóloga Jussara Benatti.

Vejamos um exemplo positivo do rei do futebol: "Quando o Sr. Edson Arantes do Nascimento se refere ao jogador sempre coloca o apelido na terceira pessoa do singular: o Pelé. Claro que faz parte da sua identidade, mas o apelido não é a sua identidade"

O codinome muitas vezes pode ser melhor que o próprio nome. "Uma garota que se chama Lisbela pode se sentir melhor sendo chamada apenas por Li".

Assumir um apelido não significa necessariamente ser o apelido e sim que ele só é parte da sua pessoa. É importante ter em mente que o apelido é uma brincadeira que nem corresponde com a realidade.

Vejamos o caso do lord:
No meu caso, vocês devem ter ouvido falar em RPG (role playing game), pelo menos daqueles jogos de video game. Há uma modalidade, com livros não-eletrônica do hobby onde há um jogador especial que seria como o "console" de video-game, a este jogador especial dá-se o nome de mestre.
Justamente pelo fato de eu ser mestre e viciado em histórias medievais, rei arthur e tals, que foi incorporado este codinome Lord.
Na Bretanha nos temp0s de Arthur, os nobres, chefes regionais e até reis eram chamados de Lords (Lordes em portugues). Não havia título de nobreza definido como: condes, marqueses...
Avançando um pouco na linha de tempo, a palavra Lord era usada para designar a alta nobresa.
Foi destes mix que surgiu o codinome, apelido, pseudônimo - ou seja lá como vocês chamam - lord.

A dúvida que surge é quando eu coloco o lord na terceira pessoa (assim como o Pelé faz), me referindo como se fosse outra pessoa o lord e não eu. Ou quando eu começo a "interpretar" o lord -idealizado como deveria ser - e "interpretar" o Tiago - também idealizado como deveria ser.
A respostas pras frequentes dúvidas é simples. Tudo não passa de uma brincadeira, assim como atores interpretam pessoas diferentes. Nada de dupla personalidade ou coisa do tipo. O lord e o Tiago são um! Aliás, o lord faz parte do Tiago. É um codinome, um apelido incorporado, e usado como referências para interpretação a fim de tornar uma conversa divertida. ^^
Logo você pode encontrar "características do lord" enquanto conversa com o Tih! E vice-versa. Visto que no final das contas não passa do bom e velho Tiago A. Rafael amigo de vocês internautas fã do blog, e de tantos outros amigos que tenho por aí a fora.
E porque não tentar lancar a moda de "Queridinho da Fatec", rsrs
Será que pega?
Bom, vou nessa galera
espero que tenham gostado da matéria desta semana e no final o email dos psicólogos citados como referência.
Se cuidem!!!!!
Meus queridos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jussara Benatti – psicóloga
E-mail: Ju_benatti@hotmail.com

Mauro Godoy – psicólogo
Endereço eletrônico: http://www.maurogodoy.com.br

Sueli de Castilho – psicóloga
E-mail: suelicastillo@terra.com.br