quarta-feira, 14 de maio de 2008

Compilando no Braço

Compilando Já não é uma frase correta, pois java é uma linguagem interpretada e não compilada.

Você já parou para pensar em quantas linguagens de programação são interpretadas? Senão pense rápido.

Para fazer esta dica de Lord ou código fonte (como queiram chamar) você precisa de um JDK ou SDK instalado. (tem diferença de um pro outro, pesquisa no google que acha)

O JDK inclui tudo o que você precisa para começar a rodar seus códigos java. (a diferença de JDK pra JRE e JVM você também acha no google)

Você sabia que o Java 1.5 foi chamado de Tiger?

Uma vez um professor meu de Estrutura de Dados disse que programador bom tem que aprender a criar código em bloco de notas, e programadores antigos também gostam disso. Daí eu quis aprender como o java funciona desta maneira. Daí saiu este toque para vocês.


Uma coisa que você leva pro resto da vida, é que o Java trabalha com Class-path. Este é um caminho que o Java faz toda a vez que você pede um recurso, ou seja, importa uma classe, um pacote, foto, qualquer coisa. Muita gente nem sabe o que é. Os que sabem não tem noção que existem dois classpath. Um é do Java e outor do seu projeto (se você vai criar um programa profissional pra vender...).
Pra gente compilar no braço temos que criar uma variável de sistema no ambiente do windows que indique o classpath do Java. Bora lá:

Passo 1: Dê um clique com botão direito em cima do ícone meu computador, na área de trabalho, no menu que aparece clique na opção "propriedades".

Passo 2: Após termos clicado na opção "propriedade", a janela propriedades do sistema será mostrada, clique na guia "Avançado".

Passo 3: Após termos clicado na guia "Avançado" a janela propriedades do sistema ficara igual a apresentada a seguir, clique no botão "Variáveis de ambiente...".

Passo 4: Após termos clicado no botão "Variáveis de ambiente..." da janela propriedades do sistema a janela variáveis de ambiente, será mostrada. Nesta tela temos dois lugares para configurar as variáveis de ambiente, podemos ainda editar ou excluir uma variável de sistema já existente. Clique no botão superior "Nova...", para configurarmos as variáveis de ambiente para o usuário corrente, ou seja, o usuário que está logado no momento.


Observação: Neste tutorial iremos configurar as variáveis de ambiente para o usuário corrente, mas o processo para configura as variáveis do sistema e o mesmo.
Passo 5: Após temos clicado no botão "Nova...", na janela variáveis de ambiente a janela "Editar variável do usuário" será exibida. A partir deste ponto devemos definir as seguintes variáveis de ambiente: JAVA_HOME, CLASSPATH e PATH. As próximas figuras demonstram como configurar as variáveis de ambiente. Após termos digitado os valores conforme as figuras, clique no botão "Ok", repita o processo para as três variáveis de ambiente.

JAVA_HOME: Esta variável de ambiente apontará para o diretório onde o J2SDK foi instalado, no caso "C:\jdk1.5.0". Em um outro artigo iremos nos aprofundar nesta variável, no momento apenas configure igual à figura abaixo...

Se você está gostando e quer continuar lendo este artigo na íntegra, clique aqui.






2 comentários:

  1. O fato de a máquina virtual do Java não ser física não invalida o fato de programas em Java serem compilados. Linguagens interpretadas são executadas diretamente a partir do código-fonte, e linguagens compiladas são executadas a partir de um código binário. O que o javac faz é compilar o código-fonte num código binário específico para a máquina virtual, e a máquina virtual executa este código fazendo as adaptações necessárias para o hardware em questão.

    A grosso modo, é como se a máquina virtual do Java fosse um emulador, e executar um programa em Java seria como executar um programa dentro de um emulador.

    Falando nisso, me pergunto como é feita a implementação da máquina virtual embutida em celulares e outros tipos de hardware limitado. Eu não ia ficar surpreso se boa parte da máquina virtual em uso em alguns celulares tiver sido implementada por meio de um chip físico (sim, um processador de Java ME), porque em alguns casos talvez isto saia mais barato do que gastar dinheiro armazenando o código da VM na memória para rodar num hardware genérico.

    ResponderExcluir
  2. Uma correção, JAVA é compilada e interpretada, por isso pode ser chamada de compilação sim! Peço desculpas e Agradeço meu amigo Manoel pelo toque.
    Quando o compilador java é invocado, é criado um arquivo *.class
    O compilador transforma o código-fonte em algo um pouco mais difícil de ser lido e entendido. O código que temos no class é chamado de bytecodes, isto é, um código intermediário que somente a máquina virtual Java compreende.
    Em seguida os bytecodes são INTERPRETADOS pela JVM e o programa é executado.
    Uma curiosidade é que, se qualquer alteração for feita no bytecode, por segurança o Java, inutiliza o arquivo. Ainda que a alteração seja inteligível. Esta como disse acima é uma restrição de segurança dos bytecodes.

    ResponderExcluir

C*O*M*E*N*T*E*M!!!