domingo, 13 de julho de 2008

Zumbido nos ouvidos é problema que afeta 20% da população mundial


Parece um barulho só seu. Mas é um problema que aflige cerca de 20 % da população mundial -- o zumbido nos ouvidos.

Mas o que é o zumbido? Trata-se de um ruído percebido pelos indivíduos mesmo quando não existe som no ambiente

Sua intensidade pode variar de pessoa a pessoa, indo desde um pequeno incômodo até mesmo um ruído que impossibilite a execução das tarefas do dia-a-dia. O zumbido geralmente é mais percebido à noite, quando as pessoas se recolhem em locais silenciosos para dormir.

Pode se apresentar de vários tipos: zumbidos, sinos, ruídos metálicos ou barulho de água. O padrão de repetição dos sons também pode variar, sendo muitas vezes contínuo, mas também podendo ser pulsátil ou esporádico.

As causas do zumbido não são específicas. Porém existem problemas do sistema auditivo ou das estruturas cranianas que podem ser responsáveis pelo zumbido. Muitas vezes o zumbido está associado à perda de audição que esteja se iniciando ou mesmo já instalada definitivamente.

A pessoa com zumbido deve procurar um especialista, o otorrinolaringologista, ou seja o médico que cuida dos ouvidos, nariz e garganta, para que uma investigação aponte, se possível, sua causa.

Um ruído pulsátil, por exemplo, pode apontar para um problema vascular que deve ser afastado por meio do exame das artérias e veias da cabeça. A utilização de certos medicamentos que podem lesar os órgãos da audição pode colaborar para o aparecimento do zumbido

Uma causa muito comum desse problema é a exposição a níveis altos de ruído por tempo suficiente para que uma lesão se instale. Quem nunca foi a um local muito barulhento, como um show de rock, e saiu com um zumbido temporário nos ouvidos?

Da mesma forma que não existe uma só causa para o zumbido, a sua prevenção também passa por cuidados gerais com seus ouvidos e sua audição. Se você sente algo estranho em seus ouvidos não deixe piorar; procure logo um especialista para determinar sua causa e iniciar um tratamento.

Fonte: VNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

C*O*M*E*N*T*E*M!!!