
Estréia como primeira matéria do ano a sessão Jovem! Para nós JOVENS!
Dicas para quem não sabe que carreira escolher
Escolher uma carreira é um passo complicado. Não existe uma fórmula mágica, um guia para decidir qual a melhor profissão. Para confundir ainda mais, o leque de opções é grande: cerca de 150 cursos são oferecidos pelas universidades e faculdades públicas e privadas. O que fazer?
Primeiramente, não arranque os cabelos! Os especialistas garantem que é normal e produtivo ter dúvidas. Questionar leva a novos caminhos e faz com que você conheça melhor a si próprio e a carreira que quer seguir. A sua tranqüilidade e o apoio da família são essenciais nessa hora.
Não caia na armadilha de achar que sua escolha tem que ser definitva e que você terá que exercê-la para o resto da vida. Mudanças no mercado, novos caminhos e descobertas são prováveis. Em muitos casos, a faculdade é uma base para carreira. É comum encontrar jornalistas cuidando de marketing, engenheiros no comércio.
A pressão da família, dos amigos, e todas as influências devem ser levadas em conta nessa hora, para você não tomar a decisão errada. Refletir sobre o que é mais importante é o primeiro passo para não errar na escolha.
Então vá em frente, descubra tudo o que você acha interessante e confira algumas dicas para lhe ajudar a tomar a decisão certa.
Profissões tradicionais x profissões novas
Escolher uma profissão tradicional ou uma profissão nova costuma ser uma grande dúvida de muitos jovens. As profissões tradicionais, como Medicina ou Direito, geralmente são mais valorizadas, e por isso transmitem mais segurança na hora da decisão.
A desvantagem dessas profissões costuma ser o mercado de trabalho saturado. Mas algumas profissões novas também são opções frutíferas. A vantagem das carreiras novas é que geralmente o mercado de trabalho está menos saturado. Turismo, por exemplo, é uma carreira que ganhou destaque nos últimos anos.
"No mundo atual, com a tecnologia e a globalização, a gente escolhe a melhor carreira possível para determinado momento".
O fator "grana"
Saber quais as profissões que têm mais emprego e as que oferecem uma renda maior costuma ser um fator relevante para a maioria dos estudantes.
Para saber a média dos salários, faça entrevistas com profissionais das áreas que você acha interessantes, tente saber a realidade da carreira que você pretende seguir.
A situação econômica da família de cada um também conta na decisão. Poder ou não pagar uma faculdade e saber se terá recursos para pagar o que for necessário durante o curso são pontos que devem ser levados em consideração.
Se você sonha fazer Medicina (ou qualquer outro curso que seja integral), mas vai precisar trabalhar para pagar seus estudos, é bom refletir sobre sua decisão.
Bom o assunto é extenso, mas acho que já dá uma mãozinha, espero que tenham gostado!